HOMENAGEM A ALBERTO MONTALVÃO
SOLENIDADE DA ACADEMIA MIRAIENSE DE LETRAS
A Cerimônia contou com a presença de autoridades e personalidades ligadas à área da educação, cultura e saúde. Representando o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e a administração pública municipal estiveram presentes as senhoras secretarias de Cultura e Educação, Janaína Coelho e Maria Isabel Rossi Vernier Magalhães. A Solenidade contou ainda com presença da madrinha da Instituição, professora e poetisa Valéria Cristina Monteiro de Barros Fernandes. A família do Patrono Imortal foi representada com a ilustre presença de Dr. Tadeu Coutinho e sua esposa senhora Marlene Milane Coutinho.
Presidida pelo professor Jorge Luiz Mazon, a Solenidade teve início com discurso do Acadêmico Titular e fundador da instituição, professor Sérgio Antônio de Paula Almeida. O professor Sérgio de Paula em seu discurso trouxe à luz parte da biografia do Patrono da Instituição e sua contribuição acadêmica para os campos da cultura, da arte, da psicologia e da educação. A cerimônia seguiu com a entrega do Diploma de Homenagem Póstuma, presido pelo acadêmico Lucas Esperança da Costa. A entrega foi realizada pelo professor Jorge Mazon, acompanhado pelos academicos(as) Geissiane Aguiar, Ângela Regina, Alessandra do Carmo, Maria Carmem e Ricardo Lopes. O Conselho Geral concedeu também aos familiares a Comenda Alberto Montalvão, maior distinção honorífica da Instituição Cultural. A Comendadora e Acadêmica Maria Christina Werneck Baêsso entregou a honraria acompanhada pelos acadêmicos(as) Vanda Garcia, Rosa Serenario, Simone Campos, Joel Moraes, Paloma Mendes e Luiz Fernando que após o cerimonial das homenagens declamou poemas de sua autoria.
Nesta mesma noite o Conselho Geral da Academia homenageou a senhora Maria Aparecida Alves Januário com o Diploma de Reconhecimento. Em um momento de grande alegria e emoção, a poetisa e professora Valéria Fernandes entregou a homenagem, marcando desta forma o compromisso da AML com a valorização e acolhimento de todas as pessoas que abnegadamente contribuem com as suas ações em benefício da cultura miraiense.
A Solenidade caminhou para seu encerramento com pronunciamento e agradecimentos de Dr. Tadeu Coutinho, professor e Acadêmico, membro da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFJF. Dr. Tadeu Coutinho é sobrinho do Patrono Imortal da AML. Em seguida abriu-se a palavra para as demais autoridades presentes. A noite de homenagens terminou com a apresentação do acadêmico professor André Luiz de Melo.
0 Comentários