Histórico da Fundação

    A Academia Miraiense de Letras teve seu início em dezembro de 2016 quando o professor Sérgio Antônio de Paula Almeida criou as bases do Projeto Cultural AML. O fundador da AML é graduado em História pela FASM/Muriaé. É, também, Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Viçosa/MG. No dia 06 de janeiro de 2017, foi publicado o Edital 001/2017 para chamamento da sociedade e dos membros convidados para dar início aos trabalhos do Projeto Cultural, definindo os rumos a serem tomados e as ações a serem desenvolvidas. O objetivo do projeto criado era contribuir para a manutenção do patrimônio de memória lítero-cultural da cidade.
    Em 20 de Janeiro de 2017, nas dependências do CERPAS, anexo à Igreja Matriz de Santo Antônio, na Praça Miguel Pereira, nº 97, antiga Praça da Matriz às 19:30h, com apoio do reverendíssimo padre Agnaldo dos Reis Ferraz e da tecnóloga e literata Geissiane Aparecida de Aguiar, sobre as bases do altruísmo e com o propósito único de contribuir para o engrandecimento da cultura e do povo miraiense deu-se então a abertura dos trabalhos com as conversações para o alinhamento do projeto que culminou com a fundação da Academia Miraiense de Letras. Do projeto original além da Fundação da Academia Miraiense de Letras, com seus Patronos Perpétuos, nasceu a ideia da chancela institucional, que apresenta a semente de formação da cidade de Miraí a partir da construção da Igreja Matriz de Santo Antônio, em 1852.
    Apresentado as possibilidades e propósitos do Projeto Cultural AML, os cidadãos presentes expuseram a necessidade de se contribuir para a manutenção de traços das raízes culturais da localidade. “Conheço o antigo Cinema apenas como Centro Cultural” ouviu-se do professor Ricardo Lopes Silveira, que retratando suas lembranças da infância jamais ouvira dizer que em Mirai havia existido uma sala de cinema, tendo sido seguido pelo professor André Luiz de Melo, que igualmente vislumbrou as possibilidades da contribuição institucional para o bem-estar comunitário da sociedade local. Neste momento, estavam, também, presentes o senhor professor Jorge Luiz Mazon, professor Lucas Esperança da Costa e o professor Joel Wilson de Moraes e as Sras. tecnóloga Geissiane Aparecida de Aguiar, professora Vanda de Melo Garcia Vargas, professora Simone Aparecida de Campos Portela Oliveira e a psicóloga Mônica Lomeu Castelano. Convidadas, e não podendo comparecer à Solene Reunião de Fundação por motivos de força maior, as Sras. professoras Ângela Regina Garcia Werneck, professora Maria Carmem da Silveira Dutra Candido, professora Fabiana Castro Carvalho de Barros e a psicóloga Maria Christina Werneck Baêsso, foi pedido pelo professor Sérgio Antônio que fossem igualmente reconhecidas, assim como todos os presentes, Fundadoras de Cadeiras com Homenagem Póstuma da Academia Miraiense de Letras. 
    A Solene Reunião de Fundação foi igualmente o momento em que se estabeleceram as diretrizes da nova Instituição Cultual, assim como a adequação de seu Estatuto. Na mesma reunião, aconteceu a eleição de sua primeira Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo, tendo sido o professor Sérgio Antônio eleito por aclamação e unanimidade o primeiro Presidente da Academia Miraiense de Letras. Posteriormente foram eleitos os demais membros da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo.
    Após o Ato Solene de Fundação, as reuniões da Academia Miraiense de Letras tornaram-se sazonais, para ajustes da documentação que haveria de ser preparada, acontecendo nas dependências do CERPAS, com apoio irrestrito do novo administrador paroquial, reverendíssimo padre Édson José Ribeiro Ferreira e em muitos casos os fundadores se reuniam de forma particular, em suas residências, para dar seguimento ao ajustamento da documentação. Durante o processo em que os acadêmicos cuidaram da escrituração documental, preciosa foi a ajuda e aconselhamento da professora Valéria Cristina Monteiro de Barros Fernandes, poetisa laranjalense, membro Titular e Presidente Benemérita da Academia Muriaeense de Letras, onde ocupa a Cadeira de número XI. A poetisa seria posteriormente eleita madrinha da Academia Miraiense de Letras. Também, a presidência contou com orientações do renomado professor José Luiz de Araújo Lira, jurista, internacionalmente conhecido por sua participação na reconstituição facial de personalidades históricos, como Dom Pedro I do Brasil e Santa Maria Madalena. Assim, no período compreendido entre 2018 e 2019, criaram-se Resoluções para regulamentação institucional, tendo destaque a criação da Comenda interna da AML, Comenda Alberto Montalvão, Patrono Oficial da Academia Miraiense de Letras.
    Em dezembro de 2019, em um jantar de confraternização dos Acadêmicos Titulares, familiares e convidados, realizado no salão do CERPAS, com a presença dos então Secretário de Cultura, senhor Marcos Paulo Albuíne e Vereador senhor Rogério José Fidelis acompanhados de suas esposas e contando com a presença da poetisa Valéria Fernandes e filhos, os acadêmicos oficializaram a Comenda Alberto Montalvão e nomearam a professora e poetisa Valéria Cristina Monteiro de Barros Fernandes como Acadêmica Benemérita da Instituição.
    Nesta mesma noite de 06 de dezembro, cuja torrente de águas pluviais não pode deixar de ser mencionada, aconteceu a Reunião Extraordinária em que se firmou os atos a serem concretizados para o início da instalação institucional. Desta forma, após longo período de preparação, decidiu-se registrar no Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Miraí os documentos que haviam sido criados pelos membros do Conselho Geral da AML. Nesta mesma noite, decidiu-se a data para a Cerimônia de Diplomação, marcada para acontecer no dia 20 de março de 2020.
    Em 31 de janeiro de 2020, por motivos de força maior, a cadeira de número VI Patrono: Patrono Maestro Paschoal Garcia, tornou-se vacante. Em caráter Extraordinário, o senhor Presidente da Instituição convocou o Conselho Geral para nova eleição de Membro Titular, conforme disposto no Estatuto da Instituição. Assim, no dia 08 de fevereiro, foi eleita por seleção de currículo como Membro Titular para ocupar a cadeira VI da AML a professora Terezinha Sarmento Marangon Villas. Na mesma tarde deste dia 08 de fevereiro os acadêmicos da AML tiraram medidas para a confecção de suas pelerines bem como solicitaram o início da distribuição dos convites para a Cerimônia de Posse, entre eles os de Homenagem Póstuma, Convidados de Honra e Autoridades. Dias após a reunião e votação de sua eleição, em 29 de fevereiro, a professora Terezinha Sarmento abdicou de seu direito de posse e condição de Acadêmica da AML.
    Em Reunião convocada em caráter de urgência pelo senhor Presidente da Instituição e depois de respeitadas as normativas do Estatuto e do Regimento Interno, e de acordo com a eleição para Membro Titular da AML acontecida no dia 08 de fevereiro no salão do CERPAS, foi aclamada pelo Conselho Geral a senhora professora Alessandra do Carmo, para ocupar a cadeira vacante de número VI, tornando-se a primeira Acadêmica Titular eleita na história da Instituição Cultural. Os membros do Conselho Geral deixaram marcada Reunião Extraordinária para acontecer no dia 14 de março, quando seriam ajustadas as tratativas finais para a Cerimônia de Diplomação, deixando pré-definido o professor Hiago de Souza Pereira como cerimoniário da Solenidade.
    Na semana do dia 14 de março, dias antes da Cerimônia Pública de Diplomação, marcada para acontecer nas dependências da Escola Estadual Santo Antônio, em Miraí o avanço do surto COVID 19 (SARS CoV-2) iniciado no território chinês em dezembro de 2019 chegou à região de Muriaé. Seguindo as orientações dos poderes públicos e Órgão governamentais responsáveis pela área da saúde, a Presidência da Academia Miraiense de Letras, em caráter extraordinário e de urgência, substituiu a pauta da Cerimônia de Diplomação para debater sobre a situação da saúde pública em vigência, assim o Conselho Geral da AML decidiu cancelar o evento, deixando a Solenidade da Diplomação para acontecer oportunamente. Deste momento em diante, as atividades da Academia Miraiense de Letras passaram a ser internas, visando manter os trabalhos de organização e estruturação institucional. Uma nova tentativa de realização da Cerimônia de Diplomação dos Membros Titulares da Academia Miraiense de Letras viria acontecer em dezembro do ano de 2020, contudo o surgimento de uma nova variante da COVID 19 motivou a presidência a cancelar o evento. 
    Após esforços conjuntos entre a Instituição e o Poder Público Municipal, dando continuidade às conversações iniciadas no ano de 2019 com o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura com o então secretário senhor Marcos Paulo Albuine, foi oficializada pela nova Administração Municipal, em março de 2021, a permissão para uso de patrimônio público, com autorização dada pelo Executivo Municipal, cedendo espaço para instalação da Sede Administrativa da Academia Miraiense de Letras no Memorial Ataulfo Alves. Nesta reunião onde se oficializou o ato administrativo do Executivo Municipal estiveram presentes o então presidente da AML, professor Sérgio Antônio, o senhor vice-presidente professor Jorge Mazon, o secretário geral professor Lucas Esperança e o tesoureiro da instituição Joel Wilson de Moraes junto ao senhor prefeito Municipal Adaelson Magalhães e o senhor José Ronaldo Milane, vice-prefeito. Meses mais tarde, a Cerimônia de Diplomação dos Titulares da AML viria acontecer em 10 de dezembro de 2021, tendo sido devidamente autorizada pela Secretaria Municipal de Saúde, após adequações e cuidados em relação à saúde pública. Fizeram-se presentes na Diplomação realizada na Quadra Poliesportiva da Escola Estadual Santo Antônio autoridades do Legislativo e do Executivo Municipal e personalidades de vários seguimentos da sociedade civil. Assim, após 20 meses de espera, a sociedade miraiense pode testemunhar o primeiro ato público da Academia Miraiense de Letras, como instituição cultural independente, nascida com o propósito único de apoiar ações culturais contribuindo para a manutenção das raízes históricas e culturais da cidade de Miraí.
 
 
Conselho Geral da Academia Miraiense de Letras
Adm. 2017-2022 

© ACADEMIA MIRAIENSE DE LETRAS 2017 - 2023. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 36.517.369/0001-13
Memorial Ataulfo Alves - Sala 01
Rua Lacerda Werneck - Centro
Miraí - Minas Gerais, Brasil