Valéria Cristina Monteiro de Barros Fernandes


Madrinha da Academia Miraiense de Letras
Acadêmica Benemérita 

Valéria Cristina Monteiro de Barros Fernandes (Laranjal/MG, 11 de junho de 1962). Poetisa e escritora. Pedagoga. Presidente de Honra da Academia Muriaeense de Letras. Membro da Academia Gurupiense de Letras (Gurupi/TO). Benemérita da Academia Miraiense de Letras. 

Sua atuação como pedagoga teve início em 1986, quando ingressou na graduação pela Faculdade Santa Marcelina de Muriaé/MG, cursando Administração Escolar. Especialista em Inspeção Escolar e Orientação Educacional. Trabalho como inspetora escolar prestando serviços à 23ª SRE-Muraié/MG. Especializou-se em 2005, na PUC MINAS/BH, em Pedagogia Empresarial. Como professora, lecionou na rede estadual e municipal de ensino em Minas Gerais tendo sido professora da graduação em Pedagogia pela Faculdade Santa Marcelina de Muriaé/MG.  

Em 2006 publicou o primeiro Livro – complexIDADES – contos infantis, como obra social para a Casa das Meninas de Muriaé. Em 2017, o segundo – O Mundo PLOC de Pedro, uma sensibilização para o Transtorno do Espectro Autista, também como obra social das Instituições Casa de Maria (Gurupi – TO), Instituto da Família – INFA – (Juiz de Fora – MG), EE “João Alves Bitencourt Sobrinho” (Bom Jesus da Cachoeira – Muriaé – MG) e EE “Cel Francisco Gama” (Laranjal – MG), doando 100 livros a titulo de filantropia destinada às instituições.

Em 2021, lançou o Tonhão Não Trava-língua, no sistema marketplace. Em 2020, passou a integrar a Academia Internacional de Literatura Brasileira, com sede em Nova York – EUA, ocupando a cadeira de número 249.

Entrou para a Academia Muriaeense de Letras no período de sua estruturação a convite do Professor Luiz Gonzaga da Silva, compondo a primeira gestão, como vice-presidente. Em fevereiro de 2014 foi aclamada para ser Presidente da AMLE, permanecendo até fevereiro de 2016. Ocupa a cadeira de número XI: Patrona - poetisa Maria Auxiliadora de Faria.

Por sua contribuição na estruturação do projeto cultural AML, no ano de 2020, foi eleita Membro Benemérita da Academia Miraiense de Letras. Ainda, como madrinha da Instituição, a poetisa foi responsável pelo discurso de abertura da Solenidade de Diplomação dos Membros Titulares da Academia Miraiense de Letras. 

Atualmente, dedica-se à sua poesia e aos livros infanto-juvenis.
É autodidata nas artes plásticas, escritora e poetisa.

Atuação Acadêmica 

Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/6736066096773549

© ACADEMIA MIRAIENSE DE LETRAS 2017 - 2023. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 36.517.369/0001-13
Memorial Ataulfo Alves - Sala 01
Rua Lacerda Werneck - Centro
Miraí - Minas Gerais, Brasil